1. INFORMAÇÕES SOBRE O TESTE ICAO ATUALIZADO:

O teste SDEA (Santos Dumont English Assessment) é um teste de proficiência linguística em inglês, o qual testa a capacidade do piloto de se comunicar e compreender o idioma, e é também um pré requisito para quem busca uma oportunidade no mercado da aviação. Durante o teste são avaliadas 6 diferentes habilidades em inglês:

– Pronúncia: as palavras devem ser pronunciadas pelo aluno de forma clara e correta;
– Estrutura: o candidato deve demonstrar conhecimento adequado de estrutura gramatical que se enquadre nas exigências operacionais do órgão regulador;
– Vocabulário: o aluno deve mostrar conhecimento sobre vocabulário técnico de aviação tanto em sua rotina operacional, quanto em situações anormais e de emergências;
– Fluência: o candidato deve manter um bom ritmo de comunicação, sem interromper o fluxo de interação em suas respostas;
– Compreensão: o piloto deve compreender ao máximo as perguntas e áudios durante o teste;
– Interação: deve haver uma resposta adequada e imediata entre o piloto e o examinador/controlador.
O teste ICAO é composto por 4 diferentes partes:

– PART I “Aviation Topics” – O examinador perguntará de três a 5 questões relacionadas a aviação de forma geral, procedimentos, conceitos, experiências pessoais e possíveis mudanças. Perguntas que irão exigir do aluno conhecimentos básicos de diferentes tempos verbais, como passado, presente e futuro.

– PART II “Interacting as a Pilot” – Nesta parte do teste, o candidato deve interagir como o piloto da aeronave em cinco diferentes situações, simulando um voo real utilizando fraseologia padrão. Todas as instruções, autorizações e informações devem ser cotejadas pelo candidato ao examinador.

– PART III “Unexpected Situations” – Nesta parte do teste são apresentadas três diferentes situações anormais ou de emergência entre um piloto e um controlador. O candidato deverá ouvir os áudios, tomar notas das informações compreendidas, reportá-las ao examinador se utilizando da ferramenta grammatical inglesa conhecida como “reported speech”. Após o reporte, o aluno deverá responder a uma pergunta relacionada ao tema principal da situação. Ao final das três situações, o aluno deverá fazer uma comparação em termos de grau de severidade, justificando, apontando soluções e prevenções.

– PART IV “Picture description and discussion” – O candidato deve descrever uma figura, a qual pode ilustrar diversas situações normais e/ou anormais que podem ocorrer durante a rotina operacional. Após a descrição da figura, o candidato deve estar apto a discutir sobre o tema principal abordado através de perguntas. A última fase do teste será uma afirmação (relacionada ao tema da figura) onde o candidato deverá concordar ou não justificando sempre sua resposta, utilizando-se de procedimentos, regulamentos, leis, regras, etc.

2. RESULTADOS

Durante o teste estão presentes no mínimo dois examinadores, o English Language Expert (que faz interação com o candidato) e o Subject Matter Expert (que não interage com o candidato). Os candidatos podem ser avaliados do nível 6 ao 1, de acordo com a seguinte escala:

Level 1 – Pre – Elementary
Level 2 – Elementary
Level 3 – Pre – Operational
Level 4 – Operational
Level 5 – Extended
Level 6 – Expert

Lembrando que, atualmente, o nível 6 não é utilizado no Brasil por determinação do órgão regulador. A menor nota atingida será a nota final. Para que o piloto seja considerado apto a entrar no mercado de trabalho e atuar internacionalmente deverá atingir o nível 4 (operacional) no teste.
Os resultados são divulgados por email diretamente ao candidato em até 30 dias úteis após a realização da prova.
Em caso de reprovações, o teste poderá ser refeito após 60 dias da realização do teste anterior.

Deixa um comentário

Welcome On Board ® 2025. Todos os direitos reservados.